top of page
Marcel Pinto

CID MOREIRA E O DIREITO DE NOVELA

Quantas vezes você ouviu falar de testamentos e heranças nas novelas e achou que sabia como funciona na vida real? Esses mais de 20 anos de advocacia me comprovam, diariamente, que o brasileiro médio tem seu conhecimento jurídico moldado pelas novelas e filmes americanos.


A situação é a mesma em todas as esferas sociais. O que comprova que o entendimento sobre direitos e deveres não tem relação direta com a capacidade financeira, mas sim com conscientização da importância do tema e a busca de auxílio profissional.


Casos como os de Agnaldo Timóteo, que deixou 50% do patrimônio para uma filha adotiva que nunca foi oficialmente adotada, ou Chico Anysio, cujo testamento foi anulado depois de 12 anos, são exemplos que desmistificam o Direito "romantizado" das telas. Gugu Liberato, que estruturou uma sucessão polêmica e juridicamente problemática, também ilustra bem essa confusão entre ficção e realidade.


Hoje, falaremos de Cid Moreira, ícone jornalístico e midiático, a eterna voz da Bíblia, que, por anos, tentou reverter a adoção de um filho – um ato irrevogável no Direito brasileiro. E, frustrado, declarou que o deserdaria em testamento. Mas o Direito real, fruto da lei e de suas aplicações, prevê pouquíssimas possibilidades de deserdação – vide o caso de Suzane Von Richthofen – e não parece ser o caso de Cid Moreira.


O que temos aqui é um clássico exemplo de insatisfação familiar e a ilusão de que o Direito de Novela reflete a vida real. Certamente esse testamento/inventário demorarão mais do que algumas novelas para que se chegue à definição.


No entanto, em mais de duas décadas no Direito, vejo que essas questões novelísticas geram dúvidas reais em meus clientes.


Enquanto Helena vai desopilar no Haras e Antônio Fagundes observa o mar de sua cobertura no Leblon, eu sigo corrigindo equívocos de Direito e buscando garantir uma sucessão segura, eficiente e menos custosa.


Se você deseja evitar surpresas e garantir que sua sucessão esteja em conformidade com a lei, procure um profissional qualificado. A ficção pode ser fascinante, mas na vida real, o que vale é o que está corretamente escrito no papel.


THE END! Entre em contato com a MVP Capital e proteja seu patrimônio de forma segura e eficiente!


MVP Capital: Respeite sua história, preserve suas conquistas!


Contato


Para acessar nossos posts anteriores sobre proteção patrimonial e planejamento sucessório, confira os links abaixo:




7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page